Seu Fernando (75) na porta de casa. Ele é o primeiro delegado do distrito Jardim do Ouro, que fica na Transgarimpeira, uma rodovia estadual que liga a BR-163 até uma área de garimpos no sudoeste do Pará.
Há 40 anos, Seu Fernando foi nomeado verbalmente por autoridades para tomar conta dessa currutela (pequeno vilarejo) que crescia graças aos garimpos, nas margens do rio Jamanxim, e que ele tinha ajudado a fundar.
Conta com satisfação dos tempos de faroeste que vivenciou: “facada, bala, era tiro para tudo que é lado, era muito divertido”.
E não esconde a surpresa e a gratidão por ter sobrevivido a esse tempo sem nenhum tiro ou arranhão. É um senhor extrememente simpático, que adora contar histórias e relembrar os tempos épicos.
Seu Fernando é um Brasil que a gente tem pouco contato mas que representa muito a história desse país. Feliz em poder ter falado isso pra ele pessoalmente e, claro, em poder ter ouvido suas histórias.
Em reportagem para o The Guardian, com Tom Phillips (link nos stories).
—
Fernando Viana, 75, the former sheriff of Jardim do Ouro: ‘Everyone’s fleeing the forest … because the mines have been shut down.’ August 23, 2021. Photograph: Lucas Landau/The Guardian