Restrospectiva 2019

Comecei o ano em Brasília, para viver a experiência antropológica de estar na posse do bozo. Foi desgastante, porém terapêutico. O ano virou em ritmo de trabalho (apesar de ter ido por conta própria) e diria que isso guiou a energia do resto de 2019.

Janeiro seguiu e passei o mês em São Paulo. Voltei ao Rio dia 24. No dia 25 a barragem de Brumadinho se rompeu. Dia 26 estava lá, que foi a cobertura mais forte até hoje que participei. 

Voltei para o Rio em meados de fevereiro, depois de um “retiro” no mato de Minas para ajustar a cabeça antes de retornar ao cotidiano. Emendei com a cobertura do carnaval, blocos e Sapucaí, já em março.

Também em março fui à Vitória fotografar uma campanha linda para o Instituto Natura. Em abril, voltei à Brasília, onde cobri o ATL para o El País e conseguimos ser capa da edição internacional do jornal espanhol.

Em maio fotografei ex-presos acusados de serem os primeiros milicianos do rio, em uma entrevista que me ensinou muita coisa. Fui à Cachoeiro do Itapemirim, à trabalho. Em maio passei outra temporada em SP.

Em junho fui à Manaus e Parintins, para a festa do boi bumbá. Voltei absolutamente apaixonado e viciado. Em julho fui à Buenos Aires e tive a oportunidade de viver uma experiência de luxo em uma viagem a trabalho para a revista Claudia. Inesquecível!

Em agosto fui a NY por duas semanas fazer dois cursos da Reuters. Na terceira semana estava no Xingu, cobrindo o Xingu+. Na quarta semana fiquei na região para cobrir as queimadas na Amazônia.

Em setembro comecei o trabalho para o Prêmio Espírito Público em que viajei por 16 cidades, 14 estados, retratando os 18 vencedores. No meio, outra temporada amazônica: fotografar a festa das mulheres kayapós para a própria associação indígena deles por 10 dias.

O trabalho do prêmio terminou em outubro, na Bahia, onde tirei 4 dias em Boipeba. Na volta da folga, fiquei em Salvador para cobrir o óleo no litoral baiano por duas semanas.

Praticamente emendei Bahia com Regência, no Espírito Santo, onde passei o mês todo de novembro para tirar férias. Que continuo vivendo, agora finalmente de volta no Rio, até meados de janeiro. Muuuito obrigado 2019 e que venha 2020!!!